Legislação de alimentos, aprendizado que desafia e transforma

A verdade é que o processo de aprendizado da legislação de alimentos não é confortável. Quem alcançou seus objetivos sentado no sofá? Talvez isso seja bem clichê, mas é a realidade universal.

Com legislação de alimentos não é diferente, o caminho é cheio de pedras e são pedras que, se você simplesmente passar por cima, você está caminhando errado. Acima de tudo, é preciso achar um jeito de removê-las, para que então, a cada nova pedra que aparecer, você facilmente retirar da sua frente. Você vai ficando mais experiente. Todas as pedras que ficaram para trás, te ensinaram como fazer e, também, como não fazer!

(lá no Instagram eu te ajudo a andar por este caminho, em breve no YouTube também!)

Em outras palavras, muitas vezes o caminho mais fácil para enfrentar dificuldades é o de se desviar delas. Ou pior, não ser visto como dificuldade ou obstáculo, mas sim como algo que não merece tanta importância e pode ser simplesmente ignorado. Então, as consequências virão! Nas situações enfrentadas numa indústria de alimentos… Péra, vou fazer um breve parêntesis aqui:

(estou citando a indústria de alimentos, porque ela é o foco do trabalho aqui na InfoAlimentos, porém você pode aproveitar e levar isso para vários aspectos da sua vida também 😉 )

Voltando… Na indústria de alimentos existem situações em que falta segurança na hora de aplicar a legislação, colocar a mão na massa, o que acontece então? Eventualmente, o caminho mais fácil estará ali acenando pra você, se ele te parecer suficiente e rápido a tentação será grande de seguir por ali. E essa tentação que eu digo, pode muito bem ser o fator da pressão para entregar logo o seu trabalho! Copiar o rótulo da empresa vizinha, formular produtos com ingredientes que “todo mundo” usa, ter como regra a orientação de um colega de outra empresa… Estes são só alguns exemplos dos caminhos mais fáceis, tem muito mais que isso, acredite!

Como eu te disse, as consequências chegam, só que aí fica tarde demais para voltar e descobrir como tirar aquelas pedras do lugar. Agora você tem um problema para resolver e precisa agir rápido.

Momentaneamente pode ser que você se arrependa um pouquinho do caminho mais fácil.

O aprendizado da legislação de alimentos é muito mais sutil do que ler insanamente leis, decretos, regulamentos etc. O aprendizado é trabalho de formiguinha, um pouco a cada dia, todos os dias. Claro, precisa ler as legislações? Precisa! Precisa decorar número, ano e os artigos de cada uma? Não!

Comece a mudar sua mentalidade

É fundamental que você compreenda o seu produto alimentício, os seus processos produtivos, seus clientes, seus fornecedores e com uma tonelada de informações na mão, o entendimento da legislação vai ficando muito mais fluido. Você consegue fazer as ligações e interpretações com muito mais segurança e no fim das contas é o seu vizinho que vai copiar o seu rótulo!

Pense em como você pode transformar sua relação com a legislação de alimentos em algo, posso arriscar dizer, mais prazeroso? Ou por enquanto prefere o termo, menos sofrido? 😀

Por fim, o importante é se sentir confiante em buscar soluções e se prevenir de problemas futuros.

Qual será o primeiro passo que você vai dar?

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *