Confiança na legislação ou em si mesmo?

É difícil ter confiança para orientar alguém sobre os conceitos da legislação. A gente lê, lê e lê, mas fica aquela pulguinha atrás da orelha dizendo: “e se ainda tiver mais alguma coisa que eu deveria saber?” E provavelmente você vai ter pra sempre essa dúvida, eu ainda tenho muitas vezes. Principalmente quando preciso estudar legislações que ainda não tive oportunidade de me aprofundar.

Claro que para alguns assuntos, aqueles que você está constantemente consultando na legislação, você terá uma confiança maior para orientar e aplicar no seu trabalho. Porém, ainda assim é bom ter cuidado, o fato de estar sempre no seu cotidiano pode ser um problema também.

Às vezes, a gente “vicia” em olhar sempre os mesmos pontos da legislação para uma situação específica. Entretanto, se a situação mudar, um outro universo de possibilidades se abrirá dentro de uma mesma legislação e se você não desapegar do seu costume de verificar sempre aqueles mesmos artigos, existem grandes chances de você errar.

Nós que trabalhamos com assuntos regulatórios e lidamos com a legislação de alimentos, somos vistos por outras áreas, como as pessoas que querem o “preto no branco”, “ou é assim ou não pode fazer”, “se quer fazer tem que ser desse jeito” e por aí vai…

E realmente é essa imagem que temos que passar para os “clientes” desta área, seja marketing, P&D, qualidade ou vendas. Apesar de existirem brechas na legislação, você não pode abrir brechas para quem é sua área cliente, pode ser muito complicado depois! Por esse motivo você tem que tomar decisões baseadas nas suas interpretações e na grande maioria das vezes, você tem que decidir sozinho o caminho a seguir. Não é tão fácil ter uma consultoria para te dar suporte. Dependendo da dúvida, um caminho pode ser o de questionar a ANVISA, por exemplo, mas já te adianto que nem sempre você terá tempo hábil para esperar a resposta chegar.

Confie no seu processo de aprendizado antes da legislação

Apesar de ter dito para você que a confiança é difícil de se conquistar, é nesses momentos de decisão, que você precisa colocar seus conhecimentos a prova. Não há desenvolvimento se a gente não arriscar.

Minha dica para você, é que não se contente com o que você já tem, com o que você já leu e pronto… Busque de outras formas, consulte colegas, exponha seu entendimento para outras pessoas, comunique-se! E nessa hora virão os insights. Você vai lembrar que já viu esse assunto em algum outro lugar e vai pesquisar mais sobre ele. Alguém vai te fazer uma pergunta te mostrando um outro ponto de vista sobre sua interpretação. Isso tudo vai transformar o seu posicionamento sobre o assunto.

Então, sua confiança será construída, você aprenderá o caminho para se sentir cada vez mais seguro na tomada de decisões. Ficará mais tranquilo nas orientações que você precisa passar sobre as questões do dia a dia.

Não deixe a peteca cair, não desista e não pense que você nunca vai conseguir dar conta de trabalhar com legislação.

É um processo que você precisa passar para chegar onde você imagina estar. A curva de aprendizado é longa e ela nunca para de subir.

Foque no seu processo e faça dele o melhor possível.


Acompanhe também o Instagram.

Saiba mais sobre a InfoAlimentos.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *